segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Menina Comportada





                        Desde pequenas (e por milênios), nós mulheres,  somos educadas para ter um bom comportamento e recalcar todos os sentimentos tidos como “ruins” (inveja, raiva, ciúme...). Desde pequenas somos preparadas para exercer a maternidade, que é o estado mais sublime na vida de uma mulher. E para isto precisamos permanecer puras. Quando esta regra é violada a frase clássica é: “Isto não é comportamento de uma menina”. Mesmo nos tempos atuais, onde a mulher é mais independente e totalmente responsável por suas escolhas, esta mensagem ainda está presente na nossa psique e, mesmo que não acreditemos (e não a aceitemos), ela ainda existe.
            Porém, os sentimentos citados acima fazem parte de todo ser humano. Recalcá-los significa negá-los. Por termos muita sensibilidade, ficamos vulneráveis a eles, e como eles existem, acabam surgindo de uma forma exacerbada e desequilibrada.
            Aos homens, ao contrário, é permitido o acesso a estes sentimentos. Como não são muito emotivos, isto os torna práticos. E nós, que queremos ser iguais a eles, mas não sabemos lidar com estes sentimentos (como eles), somos rotuladas de complicadas. E somos complicadas mesmo! Misturamos, e confundimos um encontro casual com véu, grinalda e filhos!
            O que fazer? Primeiro é preciso reconhecê-los como parte de nós para, posteriormente, aprendermos a controlá-los (se necessário, com uma ajuda profissional). Desta forma trocaremos a frase “posso, mas não devo” pela frase “posso, mas não quero”.
            Nós continuaremos românticas (esta é a nossa essência), porém usando a razão e a emoção na medida certa. Só assim, deixaremos de ser complicadas para nos tornarmos dignas e merecedoras de um amor equilibrado e sadio.

Geisa Machado
Psicanalista
Skype: geisa-machado

9 comentários:

  1. Amei o texto flor...Eu sou uma romantica inveterada,,,
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, amiga. A mulher faz de tudo para ficar igual ao homem, ou seja, ocupar o mesmo lugar. Mas, com relação ao sentimento, prefere seguir os conceitos aprendidos desde a infância. Seria tão bom se nos despíssemos de tudo que aprendemos com os mais velhos e deixássemos a vida nos ensinar, não é mesmo? Um beijão!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto, mas não gostei nada da frase "Primeiro é preciso reconhecê-los como parte de nós para, posteriormente, aprendermos a controlá-los (se necessário, com uma ajuda profissional)." rsrs...
    Não conheço a autora. Na verdade só conheço a Sandra, que teve a amabilidade de me convidar a ver o blog.
    Boa sorte para o blog e felicidades para as girls...
    Beijos para as 4 meninas lindas...

    ResponderExcluir
  4. Mas ainda é mesmo verdade tudo o que escreveram?
    Tudo mudou ou serei eu que ando enganado?
    Achei delicioso mas.........

    ResponderExcluir
  5. Tá lindo o blog! Espero novos posts ansiosa, nao vao parar meninas...

    Milhoees de beijos

    ResponderExcluir
  6. ★♫♫ Merry Christmas and a Happy New Year★♫♫
    ˛ °_██_*。*./ ♥ \ .˛* .˛.*.★* *★ 。*
    ˛. (´• ̮•)*˛°*/.♫.♫\*˛.* ˛_Π_____. * ♥ ˛*
    .°( . • . ) ˛°./• '♫ ' •\.˛*./______/~\*. ˛*.。˛* ˛. *。
    *(...'•'.. ) *˛╬╬╬╬╬˛°.|田田 |門|╬╬╬╬ .:

    ResponderExcluir
  7. Feliz Natal Geíza! Achei algumas das suas afirmações muito preto e brancas. Mas não sou psicanalista, não entendo nem a minha própria essencia, quanto mais a do ser humano, a das mulheres, a dos outros...

    Invoco a quinta!

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou fã do blogguer de vocês!
    Preciso da sua ajuda! leia meu blogguer e deixe o seu comentário?

    http://apequenaprincesinha.blogspot.com.br/2012/12/um-principe-em-minha-vida.html

    ResponderExcluir